Causas e Conseqüências - URNA DESVIA intenção de VOTOS


Nas eleições de 1998 tivemos votos  nos dois sistemas, votação tradicional com cédulas e urnas eletrônicas, apenas as cidades com mais de 200.000 eleitores tiveram urnas eletrônicas, os demais municípios ainda votaram em cédulas tradicionais.Apenas nos estados de AL, AP, RJ, RR e no DF, é que as eleições foram totalmente em urnas eletrônicas.

Tendo numa mesma eleição a possibilidade de comparar o comportamento do eleitor nos dois sistemas , nos permitiu verificar as  diferenças e determinar os ERROS e suas CAUSAS.

Qual a razão dos resultados diferentes ?

Concluímos que o sistema geral da votação, leva o eleitor a cometer um ERRO padrão em todos os municípios do País, este ERRO se repete  nas duas eleições GERAIS de 1998 e MUNICIPAIS de 2000.

A SEQUÊNCIA de votação  para  o eleitor  é a seguinte:

Nas eleições Gerais
(1998/2002)

Nas eleições Municipais
(2000)

1-DEPUTADO FEDERAL

1-VEREADOR

2-DEPUTADO ESTADUAL

2-PREFEITO

3-SENADOR 1 e 2

 

4-GOVERNADOR

 

5-PRESIDENTE

 

É em razão desta ordem de votação que os desvios se materializam , nosso levantamento demonstrou que em média 15 % do eleitorado erra na sequência de votação..

Estes eleitores fazem seu voto na sequência Hierárquica dos cargos, ou seja, votam primeiro para Presidente ou Governador, depois para Senador e em seguida para Deputados. Faça o teste, pergunte a pessoa mais próxima em quem ele votou nas últimas eleições de 2000, provavelmente vão lhe responder, ...Para PREFEITO votei em fulano e para VEREADOR em beltrano, nesta ordem, que é a inversa do voto na URNA ELETRÔNICA.

Como isto é possível ?

Veja o exemplo, suponha que  eleitor queira efetuar o seguinte voto :

Cargo

Candidato

Número

PRESIDENTE

PPPPPPP

13

GOVERNADOR

RRRRRRR

45

SENADOR 1

OSOSOS

123

SENADOR 2

BRANCO

 

DEP.FEDERAL

FULANO

4090

DEP.ESTADUAL

BELTRANO

31.345

Nosso estudo mostrou que este eleitor ( se for um daqueles 15% que comete o erro) ao votar age da seguinte forma:

1- A URNA espera o PRIMEIRO VOTO, PARA DEPUTADO FEDERAL

    Ele acha que está votando para Presidente e digita o número 13 e CONFIRMA, seu voto foi para a LEGENDA de DEP.FEDERAL do partido 13.

2- A URNA espera o SEGUNDO VOTO, PARA DEPUTADO ESTADUAL

    Ele acha que esta votando para governador e digita o número 45 e CONFIRMA, seu voto foi para a LEGENDA de DEP. ESTADUAL do partido 45.

3- A URNA espera o TERCEIRO VOTO, PARA SENADOR 1

    Ele acha que está votando para senador e digita o número 123 e CONFIRMA, OK.

4- A URNA espera o QUARTO VOTO, PARA SENADOR 2

    Ele acha que está votando no segundo senador digita o branco e CONFIRMA, OK.

5- A URNA espera o QUINTO VOTO, PARA GOVERNADOR

   Ele acha que está votando para Deputado (no exemplo) Federal e Digita 4040 e CONFIRMA, apenas os dois primeiros dígitos são computados, e seu voto ou é ANULADO ou vai para o CANDIDATO a GOVERNADOR de número 40, se houver.

6- A URNA espera o SEXTO VOTO, PARA PRESIDENTE

    Ele acha que está votando para Deputado (no exemplo) Estadual e digita  31345 e CONFIRMA, apenas os dois primeiros dígitos são computados, e seu voto ou é ANULADO ou vai para o CANDIDATO a PRESIDENTE de número 31, se houver.

CLIQUE AQUI PARA SIMULAR O ERRO

** COM ALGUMAS VARIAÇÕES É ESTE O PADRÃO DE ERRO QUE O ELEITOR COMETE.

:: VEJA COMO FICA O RESULTADO FINAL ::

INTENÇÃO DO ELEITOR

VOTO FINAL COMPUTADO

Cargo

Candidato

Número

 

PRESIDENTE

PPPPPPP

13

NULO ou CANDIDATO 31 se houver

GOVERNADOR

RRRRRRR

45

NULO ou CANDIDATO 40 se houver

SENADOR 1

OSOSOS

123

OK

SENADOR 2

BRANCO

 

OK

DEP.FEDERAL

FULANO

4090

LEGENDA DO 13

DEP.ESTADUAL

BELTRANO

31345

LEGENDA DO 45

Note que este eleitor, não tem a desenvoltura necessária para interagir com a máquina, ele não lê as informações da tela, vários são os motivos, dificuldade de visão, claridade, constrangimento em demorar diante de seus "conhecidos" da cidade, despreparo total, pois só entra em contato com este equipamento de dois em dois anos, etc...

Não é raro se ouvir depois das eleições, as pessoas dizendo "NÃO APARECEU A FOTO", este eleitor provavelmente perdeu seu voto por uma das razões acima.

Este ERRO como mostra os resultados das planilhas, se distribui por todos os municípios do país, quando as eleições são municipais, e os cargos em disputa são apenas Prefeitos e Vereadores o Erro também ocorre, pois a URNA pede que se vote PRIMEIRO para VEREADOR e depois para PREFEITO, e o eleitor vota PRIMEIRO no PREFEITO e depois no VEREADOR, MANDANDO SEU VOTO DE PREFEITO para a LEGENDA DE VEREADOR do partido do PREFEITO, e anulando seu voto de PREFEITO.

 

Qual a razão para a Urna permitir  este ERRO  ? 

Existe em nossa legislação o VOTO DE LEGENDA , que é o voto dado para partido e não para candidato, esses votos irão ser somados aos votos dos candidatos deste partido e comporão o total de votos do partido.

Se o partido participa de uma coligação a soma dos votos dos candidatos e das legendas dos partidos coligados serão o total de votos da coligação.

É este total de votos , do partido ou da coligação , que será usado para definir quantas cadeiras lhes caberão.(clique aqui para ver exemplo destes cálculos).

Para permitir o voto de LEGENDA (válidos para Deputados e Vereadores), o TSE definiu no sistema da Urna que o eleitor deve digitar apenas os dois primeiros números do candidato a Deputado ou Vereador, números estes que correspondem a seu partido, e depois teclar CONFIRMA.

Qual a razão desta sequência de votação ?

Não conseguimos uma justificativa clara nas consultas que fizemos, o que descobrimos foi que existe em legislação anterior, a determinação que era válida para as eleições tradicionais em cédulas de papel, para que o eleitor votasse primeiro nas eleições proporcionais ( Deputados e Vereadores) e depois nas Majoritárias (Presidente,Governador, Prefeito).

(* Em 2002 teremos a eleição para dois Senadores, este é um capítulo especial que trataremos a parte, prevemos um ERRO novo,  deveremos ter um total de votos NULOS para o segundo voto de Senador absurdamente grande, talvez alterando o resultado).