Entre e conheça mais sobre o Estudo da Urna Eletrônica

Endereço Original
http://tudoparana.globo.com/tvparanaense/arquivo/tv/noticia_bomdiaparana_tvparanaense26717782016.html
 Home
 Bom Dia Paraná
 Edições anteriores
 Apresentadores
 Fale com a gente
  Votos perdidos  
 

Entre votos nulos e brancos, no Paraná, a eleição para o Senado teve quase dois milhões de votos perdidos: foram 1.075.000 nulos e 859 mil em branco. Culpa de quem?
Para candidatos derrotados, a culpa é da urna eletrônica, mas a opinião não é só deles. O professor Luíz Carlos Carmona, que estuda as urnas eletrônicas, também acredita nessa hipótese.
Além desse problema nas urnas eletrônicas, as eleições chamaram atenção para outro problema grave: candidatos que receberam milhares de votos perderam a vaga para outros candidatos que tiveram um número bem menor de votos, por causa do sistema de eleições proporcionais, comentado no Bom Dia Paraná pelo professor de Direito Eleitoral Armando Sobrero Neto.
Ainda sobre a confusão de eleitores com a urna eletrônica, segundo o assessor de imprensa do TRE, Marden Machado, durante quatro meses o tribunal pôde verificar que muitos eleitores tinham vontade de votar apenas num candidato ao Senado.
Essa observação, de acordo com o assessor, foi feita no período em que houve a campanha de divulgação, quando as urnas foram levadas a escolas, sindicatos e a outras entidades.
Alguns telespectadores telefonaram para a produção do Bom Dia Paraná para dizer que na verdade, não tiveram outras opções de candidatos.